Muitas pessoas ficam desconcertadas quando se deparam com um prato de sushi pela primeira vez. São muitas informações como hashis, shoyu, gengibre e wasabi, além de dúvidas oriundas de uma cultura totalmente diferente.
Mas a familiaridade com a etiqueta não apenas ajudará a criar um clima mais descontraído como também poderá contribuir para você aproveitar melhor a refeição.
Algumas fatias de sashimi podem ser uma entrada delicada. Comece com peixe branco mais suave e vá passando para os peixes e coberturas de sabor mais forte.
Dedos ou pauzinhos?
Se você não se sente à vontade com hashis (pauzinhos), é perfeitamente aceitável que use os dedos. Lembre-se de que o sushi feito à mão foi criado como petisco para se comer em uma barraca na rua. Você recebe uma toalha úmida e quente no ínicio da refeição, assim, pode higienizar as mãos antes de começar.
Sushis de tamanhos grandes ou medianos como o Makizushi, Futomaki ou mesmo o Onigiri não devem ser consumidos com hashis uma vez que são sushis maiores e recheados com diversidades de ingredientes. Assim, são elaborados para serem degustados com as mãos e aos poucos.
O uso correto do shoyu
Um dos temperos mais maravilhosos, o molho de soja aparece em praticamente todos os aspectos da culinária japonesa. Eu o adoro e uso sempre, mas com o sushi deve ser usado com parcimônia - para molhar, e não para afogar a comida.
Existe uma arte no modo de molhar o sushi moldado à mão no shoyu sem que ele se desintegre e deixe grãos de arroz flutuando no prato. (veja a figura abaixo).
Quanto ao sushi enrolado, molhe apenas um cantinho no molho de soja. Não umedeça todo o sushi, porque ele não só vai se desfazer como o arroz absorverá todo o shoyu, ofuscando todos os sabores delicados e temperos empregados cuidadosamente no sushi.
Vale salientar que o sushi frito não é preparado para ser degustado com shoyu, o mesmo foi criado para que seja acompanhado de um molho específico à base de shoyu, mais adocicado e encorpado, denominado Tarê.
Gengibre em Conserva
O sushi é servido com um pouco de gengibre em conserva, em finas fatias. Ele serve para limpar o paladar e deve ser comido aos pouquinhos, entre os diferentes sabores de sushi.
Apesar de algumas pessoas considerarem viciante o sabor refrescante do gengibre, ele serve de acompanhamento para o sushi e sashimi, e não é uma salada.
Wasabi
Já vi gente desmanchando um pedaço inteiro de pasta Wasabi no pratinho com shoyu para depois molhar o sushi ou sashimi.
O wasabi é acompanhamento essencial, mas seu objetivo é realçar o sabor da comida, e jamais deve ser usado como prova de coragem.
Se estiver comendo sashimi, passe um pouquinho de Wasabi e uma fatia do peixe e depois molhe-a rapidamente no shoyu. Desse modo, você poderá sentir o sabor único do peixe e ainda apreciar a essência do Wasabi e do shoyu.