Pauzinhos, palitinhos, pega sushi, ou em bom japonês: Hashis!
Aquele momento em que muitos passam nervoso: "E agora? Como comer com esses talheres tão diferentes?"
Muitas pessoas ainda têm dúvida quanto à maneira de usa-los e a obrigatoriedade no que diz respeito a comer com hashis ou não.
"Será que pega mal? Será que farei feio pegando com as mãos?"
Para fluir pelo assunto, vamos dizer que existem Hashis de madeira, de Bambu e também de plástico, descartáveis ou permanentes. Alguns possuem formato mais arredondado e outros são mais quadrados, tanto na base quanto na ponta.
Mas vamos aos finalmente; Primeiramente: nada de pânico!
Um pouquinho de prática e você já fica craque! Alguns restaurantes e estabelecimentos oferecem o adaptador para Hashis, o que torna a tarefa bem mais tranquila de executar!
O negócio é mais ou menos assim: ter em mente que a mecânica para pegar o alimento é nada mais que uma pinça.
Mas você ainda assim acha estranha a ideia de utilizar Hashis?
Restaurantes finos fornecem uma toalha quente e higienizada para que os clientes assim possam limpar suas mãos e pegar seus sushis tranquilamente, bem phynos.
Eu particularmente confesso que, me sinto mais à vontade!
Claro que fatias de Sashimis ainda devem ser pegas com Hashis, por serem moles, e serem mergulhadas em shoyu, então fica aquela lambança para levar à boca e coisa e tal.
Mas no conforto de casa, quem se importa de se lambuzar um pouquinho e dar umas boas risadas, não é mesmo?
Futomakis, Onigiris e Temakis são exemplos de que nem todos os Sushis conseguem ser pegos com Hashis. Por serem grandes demais, são sempre e toda a vida consumidos aos bocados com as mãos!
Agora você sabe que Hashis não são tããããããããoooo indispensáveis quanto parece! Pode respirar aliviado!
Deixo aqui essa charge abaixo, para quebrar um pouco o paradigma de que para comer e sentir-se comendo comida japonesa você deve aprender a ser expert em Hashis!