top of page
Foto do escritorArt Sushi Delivery

O que é Saquê, como bebê-lo e harmonizar.


Saquê (português brasileiro) ou saqué (português europeu) (em japonês: 酒, sake, também お酒, osake e 日本酒, nihonshu) é uma bebida fermentada tradicional do Japão, fabricada pela fermentação do arroz; tomada geralmente quente e em grandes comemorações, como Ano Novo e cerimônias xintoístas de casamento.

A primeira produção de saquê de que se tem notícia data do século III e ocorreu em Nara, antiga capital japonesa. Diversas regiões do país o produzem, mas a região que leva a fama de fabricar o melhor saquê é o distrito de Fushimi, em Kyoto. Existem hoje em torno de 1.600 fabricantes de saquê no Japão.

No Brasil, a bebida é produzida por empresas como por exemplo a Thikara que contém selo de qualidade de bebida Kosher, produzindo saquê de alta qualidade. É a segunda e mais moderna fabrica. Há também outras marcas, como a Azuma Kirin. Grande variedade de saquês brasileiros e japoneses podem ser encontrados em lojas no bairro da Liberdade, em São Paulo.


A melhor temperatura para o saquê ser consumido é de 35ºC, porque nesta temperatura se percebe melhor as delicadas características da bebida. Porém, pode ser bebido em temperaturas superiores ou inferiores, de acordo com a estação do ano.

Quando aquecido, a uma temperatura de até 45ºC, o saquê é conhecido por Kan. Torna-se encorpado e adquire um sabor acentuado de melão. Quando resfriado, o saquê é conhecido por Higa e assume um sabor frutado.

Ao ser servido pode ser acrescentado sal às bordas do copo, embora seja uma prática antiga, utilizada quando os saquês não possuíam tanta técnica e qualidade empregados.

Não tem nada a ver tomar saquê no massu, aquele copo quadrado. Esse copo é um símbolo e nunca foi utilizado com copo pelos japoneses. Ele era um utensílio de trabalho do camponês para vender o arroz. Antigamente o saquê era como um mingau alcoólico, então o camponês usava o vasilhame para comer. Alguns filmes passaram essa imagem usando o massu em brindes com saquê, mas está errado. O copo quadrado não é bom para degustar, pois não permite enxergar direito a coloração da bebida. Como é feito de plástico ou madeira, altera o sabor do saquê. E como é quadrado, não é nada prático beber naquilo. O recipiente ideal para tomar saquê é uma taça de vinho branco.


O consumo vem crescendo, mas a maior fatia do mercado ainda é para os saquês nacionais, que são utilizados na caipirinha de saquê, ou caipisaquê. A caipisaquê serviu para apresentar a bebida ao consumidor, mas é apenas a porta de entrada. Os saquês premium importados têm menor incidência, mas são de maior qualidade. Devem ser degustados como vinho.

Na hora de beber, há um ritual se a ocasião é formal, como um jantar com o sogro ou com o chefe. Nunca se deixa o convidado se servir. Também não pode servir para si mesmo. Os japoneses têm uma hierarquia: a mulher serve o marido. Mas isso só em ocasiões formais. Entre amigos, um serve o outro e está tudo bem. E para segurar a garrafa ou copo tem que usar as duas mãos. O saquê é considerado sagrado, portanto na hora de beber nada é mais importante do que a bebida, concordam?


449 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vinho e Sushi?

Muitas pessoas tem a impressão que vinhos não harmonizam com sushi. Porém com o equilíbrio certo entre o prato e a pedida, casam com...

bottom of page